O Clube dos Clubes | A Leitura salvou a minha vida

Oie leitores! Esse blog é sobre vivências literárias e eu não poderia deixar de falar sobre como tudo começou. Tudo o quê? Aguarde e confie…

Fiz o curso de Letras com a pretensão de ser professora da matéria que eu mais gostava na escola, literatura. Claro que 5 anos depois muita coisa mudou. Desde o começo não sabia para que lado pender: Linguística ou Literatura? Era preciso começar a participar de grupos de pesquisa, ter um objeto de estudo, pensar no mestrado…

Terminei o curso angustiada, não sei por qual razão ter o título de mestre perdeu a graça. Depois, foi perdendo o sentido estar associada a grupos de pesquisa, ter projeto, objeto de estudo, fontes, bibliografia, metodologia, linha de pesquisa, dar aula etc etc…

Não era raro chegarem aos meus ouvidos conversas escabrosas sobre picuinhas, mesquinharias e disputas de poder entre os colegas de curso e até mesmo entre os próprios professores, que se vistos em diálogo contribuiriam muito mais para as suas áreas. Entendi com o tempo que quem deveria fazer as ligações entre a abordagem de um professor e outra era eu mesma, mas já estava cansada e a atmosfera ficou pesada demais para o meu senso de coletividade. Antes de entrar em uma pós-graduação eu já estava com depressão.

Foi aí que a Leitura entrou na minha vida!

A convite de uma amiga muito especial, comecei a frequentar o Clube de Leitura Leia Mulheres daqui de Fortaleza. De repente aquilo que antes era visto como “xoxotismo” por alguns, se tornou Feminismo. A Literatura começou a se tornar cada vez mais significativa e entrelaçada com minha experiência de ser mulher, foi um caminho sem volta.

frankenstein1fortaleza
https://leiamulheres.com.br/

Ao mesmo tempo em que começava a frequentar livrarias e cafés, fui conhecendo gente nova e colhendo mais vivências dos outros com a literatura. Até minha cidade passou a se revelar mais leitora com uma quantidade imensa de Clubes de Leitura que existiam sem eu saber!

Quando comecei a frequentar o clube, tinha medo de falar, tinha medo de parecer acadêmica demais, de calar as pessoas com o que elas achavam que eu deveria saber…. Mas tinha tanta coisa guardada, tanta coisa para falar aqui dentro, que ultrapassava essa coisa de ser “conhecedora” do assunto. Eu queria mesmo era dialogar, ler coisas novas, conhecer pessoas de áreas diferentes, mas que conservavam a mesma paixão que a minha.

Foi assim que caí no grupo Escambanautas (https://www.facebook.com/groups/cambanautas/) e no Escambau (http://escambau.org/). Acolhedor é pouco para falar sobre esse coletivo de cultura pop, geek, literatura e o Escambau, que abriu os braços para me receber enquanto eu tentava abrir minha mente para um monte de coisas novas.

capa-padrim
https://www.padrim.com.br/escambau

De lá nasceu a oportunidade de ser mediadora do Escambaclube – Clube de Leitura do Escambau. A cada encontro mais e mais me surpreendo com a galera que quer ler para escrever, refletir, falar mal, se emocionar, enfim, trocar impressões de leitura.

Depois veio a TAG – Experiências Literárias (http://www.taglivros.com/). Creio que a caixinha surpresa concentra hoje o maior clube de leitura do Brasil, com um número exorbitante de associados que recebem em suas casas muito mais do que um exemplar de livro. Recebemos, na verdade, uma vivência transmitida por um curador, juntamente com objetos que ampliam a experiência literária (por favor, não entenda como brinde), além de uma revista que nos ajuda a rememorar o que tem de interessante em cada livro do mês.

http://www.taglivros.com/
http://www.taglivros.com/

Pensando ainda em coletividade, chamei umas amigas para o Clube de Leitoras Jane Austen. Esse clube nasceu aqui de umas caraminholas na minha cabeça, pois, apesar de assistir todas as adaptações das obras dessa escritora inglesa, ainda não tinha lido mais nada além de Orgulho e Preconceito. Nosso encontro ainda vai acontecer no dia 23 de outubro, aqui em casa, com bolo e café, é claro. E sabendo do poder terapêutico da literatura, inventei de dividirmos um diário de leitura, em que vamos escrever tudo o que sentimos e pensamos umas para as outras numa espécie de rodízio – tomara que o caderno resista às lágrimas. Só amor!

14017984_1075859359172805_785626338_n

Tem mais?

Tem sim… Além dos canais que acompanho no youtube, Ler Antes de Morrer e Literature-se, descobri as potencialidades do aplicativo Amino Livros. Lá encontrei outros tipos de leitores que, sem nem se conhecerem, trocam indicações de leitura, formam clubes, grupos de discussão, trocam resenhas, vídeos… um mundo de coisas. Imagine uma mistura de WhatsApp, Instagram, Sckoob e Facebook… agora adicione aí leitores, pronto, isso aí é o Amino Livros.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.narvii.amino.x208052164&hl=pt_BR

Como esse post está grande, por isso deixei O Clube dos Clubes para o final…

Este clube de leitura que eu tenho comigo mesma é especial, pois é com ele que entro nos eixos, que recupero minhas forças, que consigo levantar todas as manhãs para trabalhar revisando textos e auxiliando escritores. Nele, reflito as leituras da vida, das pessoas, das situações. Todo o resultado dele está aqui no Leituresca.com. Podem entrar, sejam bem-vindos sempre!

 

Imagem de: Jonathan Wolstenholme


13669841_1065479670210774_2813423822097175427_nAutora: Suellen Lima. Formada em Letras é escritora amadora, trabalha com revisão de textos e consultoria literária. Também é colunista, editora e revisora do portal escambau.org . Simplesmente amante da literatura no blog leituresca.com !

4 comentários em “O Clube dos Clubes | A Leitura salvou a minha vida

  1. Que lindo teu texto! Aí sim eu vi amor à literatura 🙂 Sobre as mesquinharias no mundo literário eu fiquei bastante abismada quando me deparei com pessoas assim, é triste né? Eu desanimei bastante por alguns casos de egoísmo no meio literário… enfim, fico feliz pelas tuas realizações! Que a literatura sempre ganhe mais leitores como você. ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s